Como estamos no inicio do ano resolvi falar nessa matéria algo importante que
muitas pessoas não se importam em reparar, o prazo de validade dos
produtos.
Fique também atendo aquelas promoções surpreendente de produtos alimentícios, aquelas promoções “pague 1 e leve 4” ou “qualquer biscoito com 70% de desconto” muitas vezes esses produtos estão muito perto de acabar sua validade, se comprar confira primeiro o prazo e consuma logo em seguida, nada de guardar no armário para consumir no próximo mês.
O consumo de produtos vencidos podem te levar a ter uma intoxicação alimentar.
Os mais populares sintomas de uma intoxicação alimentar.
Depois que se consome algo estragado ou contaminado não demora muito para começarem os sintomas, muitas vezes são: Vômito, diarréia, febre acompanhada de dores de cabeça, coceiras, dores no estômago entre outros.
A intoxicação alimentar é causada pelo desenvolvimento de algumas bactérias nos alimentos que consumimos, deixando-os contaminados.
As bactérias mais populares
Em geral a
intoxicação é causada por três tipos de bactérias, cada uma se desenvolve em um
tipo de alimento, veja abaixo as mais populares:
Salmonela – Geralmente a maioria das intoxicações é causada por ela, pode contaminar todos os tipos de carne que usamos na nossa alimentação, principalmente a carne moída.
Clostrídios – Esta presente nos pratos a base de carne, ensopados e tortas. Como ela se encontra no ar, chão, pode ser contaminado por produtos mal industrializados e até pelas moscas, é sempre bom ficar de olho.
Estafilococos – É encontrado em partes machucadas da nossa pele. Evite o preparo de alimentos se estiver com algum corte ou ferida em suas mãos (principalmente nas mãos), pois é dessa forma que ela contamina os alimentos.
Algumas dicas para se evitar a intoxicação alimentar
Lave sempre as mãos depois de ir ao banheiro e antes de preparar os alimentos. Se você tiver um ferimento nas mãos ou nos braços, proteja com esparadrapo e use luvas de borracha.
Lave bem frutas e verduras em água corrente, sobretudo se você pretende ingeri-los crus.
Degele completamente a carne de aves antes de levá-la ao fogo. As carnes de vaca, carneiro e peixe podem ser cozidas logo depois de serem tiradas do congelador.
Se você fez um ensopado e pensa utiliza-lo em mais de uma refeição, cozinhe rapidamente, cubra e conserve num lugar frio, de preferência na geladeira. Esta precaução é particularmente importante se você pretende come-lo frio, ou deixá-lo para o dia seguinte.
Quando você for requentar a comida, faça-o de maneira que ela seja totalmente reaquecida e requente apenas a quantidade que você irá comer realmente.
Não deixe a carne crua entrar em contato com a que está cozida ou assada. Evite comprar em estabelecimento onde carnes cruas e cozidas ficam juntas.
Evite deixar os ovos na porta da geladeira, pois ao abrir e fecha-la a temperatura muda, o que prejudica a qualidade do produto, e quando for consumir ovos, pegue uma bacia cheia de água, e coloque os ovos que serão consumidos, se os mesmos afundarem não consuma.
Na compra de produtos enlatados, não comprem se as latas estiverem amassadas, mesmo que o produto esteja dentro do prazo de validade, ele esta impróprio para o consumo.
Alguma dúvida, curiosidade, por favor, comente.