Home Top Ad

Responsive Ads Here

Distúrbios hormonais

Share:


Olá pessoal, bom devido as dúvidas na matéria Antidepressivos, prolactina elevada, cuidado! resolvi escrever sobre distúrbios hormonais, pois este é um dos primeiros passos para se detectar o microadenoma hipofisário.

Bom, o sistema endócrino é constituído por vários órgãos e glândulas que geram e distribuem os hormônios para o nosso organismo, umas das principais glândulas secretoras de hormônios são: hipófise (controlada pelo hipotálamo), a tireóide, as paratireóides, as ilhotas pancreáticas (que produzem insulina), as adrenais, nos homens os testículos e nas mulheres os ovários.

Os hormônios tem várias funções no organismo, umas delas são: Controlar o crescimento (quando uma pessoa cresce demais ou de menos os mesmos são corrigidos através do controle hormonal), função sexual, metabolismo entre outras, e os distúrbios hormonais acontecem tanto em adultos como nas crianças, principalmente na fase da puberdade.

Bom, eu escreverei  semanalmente sobre uma glândula ou órgão, dizendo os hormônios que cada um gera, e o que acontece quando os mesmos estão altos ou baixos no nosso organismo, como cuidar disso entre outras coisas.

Hipófise

Uma glândula do tamanho de uma ervilha, ela se localiza na base do cérebro e produz vários hormônios dentre eles o corticotropina, hormônio estimulante da tireóide, o hormônio folículo-estimulante , o hormônio luteinizante e o hormônio do crescimento, além da hipófise estimular as funções de outras glândulas endócrinas, fazendo que elas produzam outros hormônios.
Quando a hipófise funciona inadequadamente chama-se hipopituitarismo, nas crianças pode ser causado ser causado por um tumor não canceroso na hipófise chamado craniofaringioma, esse é gerado por uma lesão ou uma infecção ou em outras situações sem causa certa, nesse caso chama-se hipopituitarismo idiopático, esse tumor pode muito raramente ser causado por parte de uma doença chamada doença de Hand-Schüller-Christian, esta afeta pequenas áreas os pulmões e dos ossos, inclusive as funções hipofisárias.


Alguns esclarecimentos:

O que acontece quando a hipófise funciona mal na infância?
A criança tem o crescimento retardado, as características sexuais não se desenvolvem adequadamente ou em alguns casos não se desenvolvem e a tireóide e as adrenais funcionam inadequadamente.
E após a puberdade, o que acontece?
Pode causar redução do impulso sexual, atrofia dos testículos e impotência.


Sintomas:

Varia muito, tanto de pessoa para pessoa quanto em relação a deficiência hormonal, entre os sintomas de distúrbios hormonais se destaca, o crescimento (a pessoa pode crescer de mais ou de menos), o desenvolvimento mental (muito ou pouco desenvolvido), e os sintomas podem chegar até em desmaios.



Tratamento:

É feito com reposição hormonal, ou seja, é recomendado dozes diárias do determinado hormônio que esta em carência (falta) em seu organismo, e tanto o hormônio em falta quanto o hormônio que depende do hormônio hipofisario podem ser repostos.

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário